Estudo vê melhoria do ensino com a criação de bônus para docente.
Estudo vê melhoria no ensino com criação de bônus para docente
PUBLICIDADE
ANTÔNIO GOIS
DO RIO
Um estudo apresentado ontem em seminário da Fundação Itaú Social, no Rio, conclui que o sistema de bônus por resultado para professores na rede estadual de São Paulo teve impacto positivo nas notas de estudantes do quinto ano.
A conta foi feita também para os estudantes do nono ano, mas, neste caso, não foi detectado impacto. O bônus é dado de acordo com o resultado da escola no Idesp, um indicador criado pelo governo para avaliar as condições da qualidade do ensino.
O trabalho dos pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (313 km de SP) Cláudia Oshiro e Luiz Guilherme Scorzafave é um dos primeiros a serem divulgados sobre o programa, iniciado em 2008.
Eles compararam a variação nas notas entre 2007 e 2009 na Prova Brasil (avaliação federal) nas escolas estaduais com as unidades municipais. Foram usadas instituições com as mesmas características e que atendem perfil de aluno semelhante.
O ganho da rede estadual em matemática no período foi de sete pontos. Isso representa pouco mais da metade do que se espera que um aluno aprenda em um ano, já que 12 pontos na escala desta avaliação equivalem ao aprendizado no ano letivo.
Uma hipótese levantada por Scorzafave para explicar por que o mesmo resultado não foi encontrado no nono ano é que, nesta série, com estudantes mais velhos, pode ser mais difícil ter impacto a curto prazo.
Questionado se o ganho maior não pode ser resultado de outras políticas, o pesquisador disse que a premiação por mérito, no período analisado, foi, em sua avaliação, a política mais importante.
Recentemente, a Prefeitura de Nova York abandonou sua política de bônus após um estudo ter concluído que ela não era eficiente.
Leia Mais
irene fonseca (3)(13h13) há 10 minutos
Mais uma vez o professor é ultrajado, abordado como mercantilista, quando na verdade, o valor do bônus é distribuído injustamente, por fazer parte do Orçamento Público, portanto deve compor o salário dos professores e não ser dado como prêmio.Esse autoritarismo serve para o Estado se apoiar nesse quesito e esquivar-se de suas responsabilidades, garantindo sua passividade diante da melhora da qualidade de ensino, já que fica explicito a responsabilidade dos docentes.
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem
irene fonseca (3)(12h50) há 32 minutos
Realmente, o clientelismo no Brasil continua propagando-se, infelizmente com essa notícia, pretendem-se atribuir a culpa do fracasso das escolas públicas, aos docentes, que realmente mesmo sem bônus zelam pela adaptação do aluno e pela sua aprendizagem.Essa ideologia realmente tem feito a cabeça da população, que cada dia mais acredita que os professores têm salários milionários e portanto, são responsáveis pela educação de seus filhos, enquanto o governo finge que fez o seu papel social.