Processos metodológicos usando a realidade do aluno.
(imagem:interiores.jpg)
O mapeamento pelos sentidos, envolve pesquisas e investigação através da equipe, na observação da construção do mapeamento, os alunos poderão construir manualmente, idealizando maquetes, através de desenhos e outros processos, como também realizarem nos programas da internet.
A internet tem aplicativos de jogos, para montar uma cidade. Como exemplo cito uma aula em que uma professora mandou os alunos montarem a zona rural e a zona urbana, numa 2ª. Série do Ensino Fundamental, o importante era a compreensão do conteúdo através da representação, sem escreverem, só deveriam narrar suas construções e expectativas.
Na aula seguinte eles trouxeram os brinquedos, vaquinhas, bois, cabras, ônibus, carrinhos, trens, enfim todos os materiais necessários na montagem da zona rural e da zona urbana, homem, mulher (bonequinhos), e para complementar a aula, a professora colocou música e juntos dançaram.
O importante é não deixar de ministrar os conteúdos, por falta de alfabetização dos alunos, mas contextualizar os conteúdos de acordo com a realidade do educando e permitir sua evolução.
Reflexão:
"Educar é procurar novas formas de interação da realidade de cada aluno e contextualizá-las no lócus escolar,
para juntos construirem um novo processo de aprendizagem"
Irene Fonseca