Processos metodológicos usando a realidade do aluno.

10-10-2011 19:34

 

                                                                                   (imagem:interiores.jpg)

O mapeamento pelos sentidos, envolve pesquisas  e investigação através da equipe,  na observação da construção do mapeamento, os alunos poderão construir manualmente, idealizando maquetes, através de desenhos  e outros processos, como  também realizarem nos programas da internet.

A internet  tem aplicativos de jogos, para montar uma cidade. Como exemplo cito uma aula em que uma professora mandou os alunos montarem a zona rural e a zona urbana, numa 2ª. Série do Ensino Fundamental, o importante era a compreensão do conteúdo através da representação,  sem escreverem, só deveriam narrar suas construções e expectativas.

Na aula seguinte eles trouxeram os brinquedos, vaquinhas, bois, cabras, ônibus, carrinhos, trens, enfim todos os materiais necessários na montagem da zona rural e da zona urbana, homem, mulher (bonequinhos), e  para complementar a aula, a professora colocou música e juntos dançaram.

O importante é não deixar de ministrar os conteúdos, por falta de alfabetização dos alunos, mas contextualizar os conteúdos de acordo com a realidade do educando e permitir sua evolução.

 

Reflexão:     

 

"Educar é procurar novas formas de interação da realidade de cada aluno  e contextualizá-las no lócus escolar,

para  juntos  construirem um novo processo de aprendizagem"

                                                                    Irene Fonseca

         

 

 

 

 

 

 

 

 


Crie o seu site grátis Webnode