Reflexão sobre avaliação.
Avaliar a qualidade numa sociedade globalizada e individualista é um dos objetivos da avaliação, a própria LDB 9394/96, enfatiza a necessidade do reconhecimento do aluno com o ser especial e único, é um processo subjetivo, não requer comparações, as pessoas não apresentam as mesmas características, o mesmo ritmo e nas diversas áreas do conhecimento o grau de habilidades e competências, divergem de um indivíduo e outro.
Portanto o docente precisa reconhecer as diferentes formas de conceber o mundo e as idéias e a pluralidade cultural.
É necessário admitir que a empatia, a percepção, a intuição, são fundamentais para realizar um trabalho com sabedoria.
A avaliação não avalia somente o aluno, ela aponta o que realmente está acontecendo no processo ensino aprendizagem e o que precisa mudar. Portanto é uma ferramenta reflexiva e visa dar ao docente elementos que possibilitem repensar na sua atuação e na sua metodologia.
Ele precisa ser claro e nunca dúbio, e estar atento a outros aspectos do processo ensino-aprendizagem, valorizar o aluno como um ser autônomo, contribuindo para sua consciência crítica e respeitar a realidade que cada um imprime em sua história de vida.
(imagem: cedibrasil.com.br)
Irene Fonseca