Reflexão sobre avaliação.

02-10-2011 18:21

 

           Avaliar a qualidade numa sociedade globalizada e individualista é um dos objetivos da avaliação, a própria LDB 9394/96, enfatiza a necessidade do reconhecimento do aluno com o ser especial e único, é um processo subjetivo, não requer comparações,   as pessoas não apresentam as mesmas características, o mesmo ritmo e  nas diversas áreas do conhecimento o grau de habilidades e competências, divergem de um indivíduo e outro.

Portanto o docente precisa   reconhecer as diferentes formas de conceber o mundo e as idéias e a pluralidade cultural.

É necessário admitir que a empatia, a percepção, a intuição, são fundamentais para realizar um trabalho com sabedoria.   

A  avaliação  não avalia somente o aluno, ela aponta o que realmente está acontecendo no processo ensino aprendizagem e o que precisa mudar. Portanto é uma ferramenta reflexiva e visa dar ao docente elementos que possibilitem repensar na sua atuação e na sua metodologia.

Ele precisa ser claro e nunca dúbio, e estar atento a outros aspectos do processo ensino-aprendizagem, valorizar o aluno como um ser autônomo, contribuindo para sua consciência crítica e respeitar a  realidade que cada um imprime em sua história de vida.

                                  (imagem: cedibrasil.com.br)

                                   Irene Fonseca